Violino
Instrumento
musical de madeira, formado por uma caixa, um braço sem trastos e quatro cordas
que são vibradas pelo atrito de um arco. Produz o som mais agudo do quarteto de
cordas.
Os violinos
são a espinha dorsal das obras camerísticas: no quarteto de cordas, por
exemplo, respondem por duas das quatro vozes. A divisão em primeiros e segundos
violinos também é típica da orquestra, a partir de Haydn.
O violino é
o instrumento mais agudo do atual quarteto de cordas, que compreende também a
viola, o violoncelo e o contrabaixo. Tocado em posição horizontal, apoiado
entre o queixo e o ombro, com um arco (vara de madeira sobre a qual são
esticadas cerdas de fibra), sua extensão é de quase quatro oitavas: sol2 a mi6.
A caixa de
ressonância, em forma de oito e com 35,5cm de comprimento, tem dois tampos
harmônicos, ligeiramente abaulados para melhor resistir à pressão das cordas
sobre o cavalete (peça levemente elevada que comunica a vibração das cordas à
câmara de ressonância). O tampo superior é feito de pinho-de-riga, com duas
aberturas em forma de F, situadas de cada lado do cavalete, ao longo do qual se
estendem quatro cordas. No passado, estas eram quase exclusivamente de tripa de
carneiro; hoje são metálicas e afinadas em quintas: sol2, ré3, lá3 e mi4. O
tampo harmônico inferior ou fundo é feito de plátano. São partes importantes do
interior da caixa: duas peças de reforço chamadas cepos; a alma, pequena haste
cilíndrica, de pinho-de-riga, que liga os tampos harmônicos e transmite suas
vibrações à caixa sonora; e a barra harmônica, que consolida o tampo superior e
compensa as vibrações graves e agudas, igualando seu timbre.
Do corpo do
violino sai o braço, constituído na parte inferior por uma só peça de
pinho-de-riga e que termina na cabeça ou voluta. O braço do violino é isento de
trastos (linhas divisórias que, em instrumentos como o violão, servem de guia
ao músico para posicionar corretamente os dedos). Cravelhas e cravelhal
constituem a cabeça do violino, que, modernamente, termina numa voluta em
espiral. Os melhores arcos são feitos de pau-brasil, única madeira ao mesmo
tempo dura e flexível, capaz de assegurar leveza e elasticidade.
Origens e
evolução. O antecessor do violino moderno surgiu e se difundiu na Europa entre
1510 e 1530. Não tinha nome específico e era descrito como uma viola da braccio
senza tasti ou lira da braccio ("viola de três cordas sem trastos").
Só no final do século XVI começou a ser mencionado outro instrumento, distinto
da viola da braccio, chamado rabeca ou violino, que alcançou sua forma
característica no Renascimento italiano, nas mãos de artesãos como Gasparo da
Salò e Andrea Amati.
O desenho
dos primeiros violinos experimentou profunda renovação no final do século XVII
com as contribuições de Antonio Stradivarius, que, mediante o achatamento da
caixa de ressonância, obteve um timbre mais delicado. No século XIX, a
interpretação ante grandes auditórios exigiu novas alterações na estrutura do
instrumento, como a elevação do cavalete e o estreitamento e curvatura do braço
para trás, o que aumentou a tensão das cordas e, conseqüentemente, a
intensidade do som.
No século
XX, surgiu o violino elétrico, cujo som é amplificado de forma análoga ao da
guitarra elétrica. Tem o corpo sólido e nele são fixadas as cordas, o cristal e
os controles de volume e timbre. A nota produzida pelas cordas é captada pelo
cristal e convertida num sinal elétrico, modificada pelos controles de volume e
timbre e enviada ao amplificador através de um fio.
Intérpretes
e compositores. O primeiro grande virtuose e compositor para violino foi o
barroco Arcangelo Corelli. No século XVIII, as técnicas de execução foram
notavelmente aperfeiçoadas por Giuseppe Tartini. No começo do século XIX, a
escola francesa -- com Rodolphe Kreutzer e outros -- e Niccolò Paganini
alcançaram incomparável perfeição. Considerado um dos maiores virtuoses da
história, Paganini foi um dos criadores da estética musical romântica. No
século XX, David Oistrakh revelou a mesma maestria em obras clássicas e
modernas, como as de Prokofiev e Katchaturian; e o americano Yehudi Menuhin, de
estilo personalíssimo, tornou-se o mais conhecido dos violinistas de prestígio
internacional.
Partes do violino
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